segunda-feira, 20 de abril de 2015





E aí concursando!? Como vai essa força?


Tem certeza que quer encarar o universo dos concursos públicos?

O que escuto de grande parte dos concursandos é que o desejo que os move a participar de competições dificílimas, com taxas de candidatos por vaga altíssimas é a estabilidade. E aí eu concordo com eles, a estabilidade merece estes sacrifícios! 
Sacrifício financeiro para pagar as taxas de inscrição, sacrifício maior ainda quando se decide pagar cursinhos preparatórios e adquirir materiais didáticos. Não serei eu a portadora da boa nova de que os cursinhos para concursos viraram uma máfia, eu tenho certeza que você já sabe disso. É o capitalismo selvagem prontinho para sugar seu suado dinheirinho, se é que você o tem. 
Participar dos cursinhos ou não, eis a questão! É possível estudar sozinho? Sei que é tudo isso que bate e rebate aí nos seus neurotransmissores. Mas concordo com você também que vale o sacrifício de isolar dos amigos, abandonar a vida social, a demanda afetiva dos familiares se você sabe muito bem o que quer, já analisou as viabilidades e sabe que tem chance de passar.
Agora, o que eu vejo muito acontecer é a galera do "sei lá de repente rola"....Grande parte "faz por fazer" e se você faz parte desse grupo, mas ainda assim deseja aprovação, venha conhecer melhor o que precisa enfrentar.
É um universo tão, ou arrisco dizer que até mais competitivo, que o dos cursinhos pré-vestibulares, lá era mais ou menos o ensaio porque afinal de contas se depois de todas as batalhas você fosse aprovado a maioria dos alunos seria sustentado durante a graduação pelos pais ou algum familiar, existem muitas bolsas de auxílio aos alunos.
Agora não, os concursos públicos são o "vai ou racha", "ou você passa ou você passa fome", digamos assim. A cada vez que você não está entre as vagas sua dignidade rola muitos kms ladeira abaixo e lhe resta RECOMEÇAR. Recomeçar a acreditar em si mesmo, a deixar a humilhação de lado, a acreditar em seu potencial e enfim a estudar para o próximo. Mais grave ainda fica a situação daqueles que não tem outra opção, estão desempregados e única e exclusivamente estudando para concursos, estes que precisam conhecer melhor o universo das provas mas, muito para além disso, precisam conhecer a si mesmos. Aqueles que estão em sintonia e em paz consigo, livre de cobranças de si mesmos e alheias potencializam muito suas chances de aprovação.
Já que a coisa é assim tão séria não dá para cair de para-quedas nesse universo dos concursos, ele vai dar defeito e você vai cair com tudo no chão.Você precisa conhecer a estrutura das bancas examinadoras, a estrutura das provas e principalmente das áreas. Por exemplo, se você tem alguma formação, uma graduação em farmácia, por exemplo, precisa decidir se vai prestar provas para farmácia, pois daí vai estudar um grupo de matérias, ficar de olho em concursos de hospital e dai por diante. Mas você pode, por exemplo, optar por concorrer em certames que exigem graduação, mas que o dia-a-dia de trabalho não está relacionado com a área da saúde, mas sim atendimento de pessoal ou administração. Uma outra opção, ainda, que você tem é realizar provas que exigem apenas o Ensino Médio. Percebe como é muita coisa para ficar de olho.
Portanto o que me preocupa é:
Saber se as provas que está prestando são para cargos com os quais você tem afinidade.
E é aqui que entra o meu trabalho de Orientação Profissional. Pense só um minutinho que você abdicou de muitos prazeres da vida para dedicar-se exclusivamente a estudar para um concurso X, que tem um salário bem acima da média e que depois de um ano e meio você passa!! Só churrasco e bebedeira né... você tem um emprego que "nunca" poderão te mandar embora com um salário fenomenal, dai você toma posse...e não suporta ficar um ano, pede exoneração (demissão)...o ambiente de trabalho era ruim, as pessoas te desagradavam, o chefe então você sequer pronuncia o seu nome e só pra te lembrar você está novamente: DESEMPREGADO! 

Para evitar esses e outros transtornos, procure um acompanhamento e orientação psicológica nestes momentos de competição: Estou sempre aqui para te ajudar!



Psicóloga Stael Rezende  CRP-04\43387.  (UFSJ)  
                          
staelcontato@hotmail.com e starezende2010@hotmail.com

Telefones: (31) 7563-3841 (TIM) – (32) 85139852 (Claro)

 http://lattes.cnpq.br/1366039229637223

Nenhum comentário:

Postar um comentário